terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Histórico da Escola

Histórico da Escola
 A Escola Estadual de Ensino Fundamental Domingos Perim, situada na Rua La Ville, 134, no Centro de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, na comemoração dos 90 anos de existência, sente-se orgulhosa de ter contribuído para a formação de milhares de cidadãos que por aqui passaram, durante estes longos anos de funcionamento.
 A escola foi criada oficialmente no dia 07 de abril de 1921, com o nome de Escola Mista São Pedro de Venda Nova, pelo então governador do Estado Nestor Gomes, através do Decreto nº 4 301. O ato que também nomeia a professora Maria Dinorah Waitt para reger a escola foi publicado no Diário da Manhã de 08 de abril do mesmo ano e se encontra no Arquivo Público em Vitória.
Com 35 alunos matriculados, as aulas iniciaram no dia 04 de maio de 1921 numa casa, no centro de Venda Nova, onde hoje se localiza a Avenida Domingos Perim, na altura do nº ...... Todos os alunos matriculados e cursaram o 1.º ano. De acordo com documentos existentes, as primeiras professoras que lecionaram na escola foram: Maria Dinorah Waitt, em 1921, Maria Idyllia Santos Pinto, em 1922 e Edith Miranda, em 1924.  
 Em homenagem prestada aos alunos da primeira turma, por ocasião da comemoração dos 76 anos da escola, o então saudoso octogenário Augusto Minette deixou o seguinte depoimento:
A gente tinha muita dificuldade de entender o que a professora falava. Ela ensinava em outra língua, o Português. É que a gente só falava o dialeto italiano. Primeiro, nós tivemos que aprender falar em Português. Por isso, no final do ano, ninguém passou para o 2º ano”. 
 E quem foram os fundadores da escola?
 No arquivo da escola, no livro denominado Organização e Movimento Escolar, Caderno CM-4.2, no campo Boletim de Caracterização do estabelecimento Escolar, preenchido e assinado pela professora Ormy Moreira Rocha, datado de 01 de dezembro de 1948 lê-se: O prédio escolar pertence a uma “sociedade” que o “cedeu gratuitamente”. De acordo com contrato celebrado, o Sr. Domingos Perim vendeu para um grupo de quatorze sócios, no valor de cinco contos de réis, uma casa com uma área de terreno de dezesseis metros de frente e, de fundo, estendendo-se até o ribeirão, para funcionar nela uma escola pública.
 São sócios e assinaram o contrato os veteranos e saudosos colonizadores: Pedro Lorenzoni, Antônio Lorenzoni, Francisco Lorenzoni, Ângelo Lorenzoni, Guerino Lorenzoni, Ângelo Del Puppo, Gerolamo Sossai, Benjamin Sossai, Carlo Sossai, Pedro Minetti, Antonio Deriz, Leovegildo dos Santos, Giacob Filletti e Alexandre Cola.
 Em 1923 e início de 1924, ampliou-se a escola, sendo construída uma varanda na parte da frente e, uma casa ao lado direito destinada à moradia das professoras. A primeira professora que residiu nela foi Edith Miranda e seu marido João Amaral, isto em 1924.
 A professora Aleida Rosa Zulcão que se encontra em nosso meio lecionou na primeira sede da escola em 1951.
Convidamos a professora D. Aleida para tomar assento aqui à frente.

 Segunda sede da escola.
Mediante o crescente número de alunos, em 1952 foi necessário construir uma nova sede para abrigar a escola. A comunidade contou com verba do governo para a construção de duas salas, pátio interno, banheiros e nova casa da professora. A escola foi construída em frente à existente, onde hoje está o armazém do Perim Café e lá funcionou até 1968.
     Neste momento queremos prestar, na pessoa de um filho, nossa  homenagem à professora que lecionou naquela época, a saudosa professora Izabel Feitosa Caliman. Convidamos seu filho Breno.

 Terceira sede da escola
Com a abertura da Rodovia Federal, a população de Venda Nova cresceu. Surgiu a necessidade de ampliar a escola e como o espaço disponível era insuficiente, ficou acordado entre os interessados a permuta do terreno para a área onde está hoje o ginásio de esportes e pátio da escola. A obra foi erguida com verbas do governo, contando com 6 salas de aula, 2 sanitários, área para secretaria, sala de professores, pátios interno e externo, sendo inaugurada em 08 de março de 1969.
     Convidamos as professoras e funcionárias que se aposentaram naquela escola: Glorinha Santolim Betini, Vera Maria Paraiso Ferrari, Jordelina Caliman Nodare, Ermilda (Carmem) Caliman Pravato, Angelica Pagoto Comarela, Vírgínia Maria Marques, Marfiza Pereira Uliana, Luzia Gomes Venturim, Vilma Maria Marinho.
 Quarta sede da escola
Com o passar dos anos, o prédio passou por varias reformas, até chegar a um ponto em que começou a apresentar precariedade na estrutura física, tornando-se inviável o aproveitamento do mesmo. A diretora de então conduziu um movimento para compra de área situada ao lado da escola e, contando com o apoio da comunidade, a Prefeitura Municipal, através do prefeito Nicolau Falchetto, realiza a compra de 1200 metros quadrados e faz a doação do terreno para a construção do novo prédio que abrigará a escola.
          Para homenagear o saudoso Prefeito Nicolau Falchetto, que também foi professor nesta escola, queremos convidar sua esposa Polônia Normelina Lorenzoni Falchetto para tomar assento.

 Já em 1993, o então prefeito Brás Delpupo, deu entrada na SEDU no processo de construção da nova sede. E finalmente a escola passa a adquirir o seu atual prédio com 12 salas de aula, área de administração, sala de reunião, cozinha, sanitários, pátios interno e externo, que foi inaugurado no ano de 1996. E em finalmente em 1998, foi inaugurada a quadra de esportes (onde estamos).
 Convidamos as professoras que se aposentaram nesta escola: Ana de Fátima Frinhane, Idalina Péterle, Angélica Guisso Rodrigues, Ângela Moura Berçacola, Luciléia Mareto Lang, Albertina Zandonade Carnielli, Terezinha Guizarde Damasceno, Luzia Belizário Briosque, Maria Perpétua Seraphin e Rita Delarmelina.

 Denominações da Escola
Nossa escola, no decorrer dos anos, por motivos desconhecidos, mudou de nome varias vezes. Segundo diários de classes e atas dos resultados finais a escola teve as seguintes denominações:
 1º nome: Escola Mista São Pedro de Venda Nova, de sua criação até 1958; (entra um aluno com o nome da escola)

4 comentários:

  1. Forte história que não pode se perder! Resgatar e manter viva.
    Alegrias aos alunos e ex-alunos, professores e ex-professores.
    Seguir a missão de ensinar, mas antes aprender... orientar, mas antes saber o que orientar, ser orientado... formar vidas e fazer da própria vida um aprendizado!
    parabéns EEEF Domingos Perim!!!

    ResponderExcluir
  2. eu estudo aí mais ainda to na 3 serie :(

    ResponderExcluir